Quatro meses. Esse foi exatamente o tempo que a liderança do JV (sigla para Jovens de Vida) levou para criar, planejar e executar um dos eventos mais bem pensados de sua história conseguindo mobilizar quase todos os jovens e também, boa parte da igreja Assembleia de Deus de Vila Alpina.

A ideia partiu do líder dos jovens, Rogério Sobral que rapidamente começou a contatar a algumas chácaras a fim de terem as melhores opções para comportar uma quantidade mínima de cem jovens e assim que conseguiu, agendou algumas visitas e juntamente com Renato Alves o vice-líder, foram às chácaras com uma equipe para a avaliação.

“Um trabalho como esse não pode ser feito de qualquer jeito, apenas se vendo fotos na internet e fechando; precisa de cuidado, amor e disposição, pois andar quase mil quilômetros para que um trabalho desses seja concretizado não é mole não (risos), mas é extremamente gratificante. Deus honrou cada minuto empregado nesse retiro; eu só tenho a agradecê-Lo.” Comenta Renato Alves o vice-líder e um dos idealizadores.

Segundo a liderança do JV, após a escolha do local foram feitas reuniões semanais para estruturação das dinâmicas, gincanas, formação das equipes, escolha de monitores, tema do retiro, os versículos chave e uma melhor forma de pagamento para os jovens.

“Em tudo vemos a mão de Deus”comenta o líder Rogério Sobral:“Desde o começo fizemos coisas que aos olhos humanos seriam impossíveis, porém, Deus nos honrou de uma forma que acordo todos os dias pensando que faria tudo novamente! Muito bom muito bom mesmo. Só temos que agradecer a Deus em primeiro lugar e aos nossos pastores Carlos e Antônio Larentis que não nos negaram ajuda em nenhum momento para que esse trabalho se concretizasse. Glória a Deus”, completa.

A um mês do retiro, o terceiro líder dos jovens, Rogério Luiz, sugeriu que fosse criado um relógio de oração a fim de termos vinte e quatro horas por dia de intercessão pelo retiro durante esse período. A notícia se espalhou e todos queriam orar durante uma hora para que o retiro fosse um canal de bênçãos para todos assim como o mesmo comenta: “Oração é base, sem oração não vamos pra frente!”.

Uma equipe com mais de trinta pessoas entre monitores, coordenadores e gestores foi formada para que tudo acontecesse conforme o planejado e após quatro meses de muito trabalho, dedicação, correrias e alegrias, o retiro aconteceu.

Faça guerra!

Foi com essa conotação que os retirantes chegaram na sexta-feira dia 21 de Fevereiro de 2014 e logo na entrada se depararam com um ‘ar de exercito’ do qual foram convocados a um voto de silêncio até a manhã do dia seguinte.

“Por alguns momentos eu pensei que o pessoal se revoltaria e começaria a gritar a qualquer momento [brincadeira] (risos), mas tudo deu certo e no outro dia junto com a Pati, conseguimos passar a mensagem desse inicio tão tenso que foi o silencio; mas Deus nos deu calma e graça o suficiente para essa tarefa, ufa! (risos)” comenta Gabriela Fazzio.

“Acho que por ser algo novo, algumas pessoas estranharam um pouco, mas nada que tenha atrapalhado o que de fato queríamos passar. Foi bem legal e eu confesso que o resultado disso me surpreendeu muito. Todos dizem que a mulher fala mais do que o homem, mas as meninas foram as que levaram super a sério a dinâmica. (risos) Eita Deus grandão de lindo!” relata Patrícia Alves uma das idealizadoras da dinâmica.

Durante todo o dia seguinte, os jovens formaram os seus grupos, gritos de guerra, hinos e participaram das gincanas e brincadeiras elaboradas pelas irmãs Carolina e Érika que foram muito divertidas.

“Na verdade eu estou rouca até hoje por conta dessas benditas brincadeiras (risos), mas foram muito legais e que Deus continue abençoando a essas meninas tão talentosas que é a Carol e a Erika e elas sabem que são os meus xodozinhos” (risos) comenta a irmã Fia.

No culto da noite do sábado, a liderança preparou uma dinâmica em segredo. No meio de todos, havia um jovem chamado Heliek que estava orientado a não interagir com os demais e na hora do culto ele iria interromper a fala do Rogério Sobral quando este lhe desse um sinal e falaria sobre a recepção dos jovens com novos membros dizendo que não havia sido bem recebido. O resultado surpreendeu a todos e conseguiu levar aos jovens a real necessidade de receber a todos que chegam como se fossem eles mesmos. “Eu, sinceramente, só olhei a minha volta uma vez depois que o Heliek começou a falar e depois parei, porque a galera entrou em estado de choque por conta do que não haviam feito (risos), mas no final quando tudo foi revelado, o pessoal ficou mais aliviado e começaram a rir (risos) e podemos agradecer a Deus, pois agora eles também estão em alerta no que diz respeito a receber novos jovens; é claro que é um trabalho de formiguinha, mas o primeiro passo foi dado com muito êxito e eu tenho certeza que a mensagem foi passada com extrema eficácia” comenta Renato Alves um dos idealizadores da dinâmica.

Além da dinâmica, os jovens puderam contar com a ministração do Evangelista Ricardo Sobral que trouxe de uma forma simples e prática a real participação que todos temos na guerra que acontece no mundo espiritual. Sua preleção trouxe a todos a necessidade de estarem na presença de Deus e ao final houve um grande mover do Espirito Santo e muitos jovens se derramaram e foram edificados diante do toque do Espirito Santo."A palavra pregada pelo Evangelista Ricardo Sobral que veio de tão longe (Pindamonhangaba) para ministrar sobre nossas vidas foi maravilhosa; obreiro usado e cheio do poder de Deus (meu mano, né) [risos] nos ensinou a luz da palavra de como guerrearmos e sermos vitoriosos. Palavra edificante. Agradecemos a Deus e ao Evangelista Ricardo sobral que além de meu irmão é também filho da casa e amigo de muitos jovens de Vila Alpina; sua disponibilidade, sempre que convidamos, é imediata. Que Deus continue te abençoando em todas as áreas de sua vida." Comenta Rogério Sobral.

No domingo, último dia do retiro, os jovens participaramdos devocionais e do caça ao tesouro, e logo depois foram para os momentos de diversão antes da volta para o culto, no qual tivemos um único grupo unido cantando o hino “Nosso General” antes do término do mesmo.

O comentário final do líder dos jovens, Rogério Sobral:

“Antes de qualquer coisa, gostaria de dar toda honra, toda glória e todo louvor ao Senhor Jesus Cristo que é digno. À Ele sim. Importa que Ele e Seu Reino cresça e nós diminuamos, e agora falar que como o resultado de muita oração, jejum e planejamento temos, pela misericórdia do Eterno muitos jovens transformados, restaurados e com vontade de mudar o que ainda erramos, mas estamos em busca de uma igreja saudável e com verdadeiros guerreiros e não com vitimas eternas de satanás. Só temos que agradecer; agradecer a Deus pela Sua infinita misericórdia, ao meu irmão Ricardo Sobral que se mostrou muito alegre quando o convidamos para este trabalho, aos líderes Renato e Rogerinho que sem eles, não teríamos uma execução das atividades na velocidade que precisávamos, a Patrícia e a Gabi, pelo imenso esforço em montar todas as dinâmicas, cuidar das inscrições e ficarem de prontidão no plantão caso aparecesse algum ferido (risos);à Carol e a Érika que se dispuseram a criar todas as gincanas e fizeram isso com extrema dedicação e destreza; ao tio Júnior e a tia Suzi que dividiram os quartos e organizaram os monitores e as palestras durante o retiro usando assim de seus dons naturais; ao Felipe e ao Celso que cuidaram da liturgia do culto do sábado juntamente com seus fiéis escudeiros da cozinha(risos); ao Helieke a sua esposa Caroline que se dispuseram muito amavelmente para fazer a dinâmica de uma forma muito eficiente e em especial aos nossos pastores que além de nos apoiar em tudo o que nos propomos a fazer, também patrocinaram a cinco jovens para fossem ao retiro. Não temos palavras para descrever o quanto somos gratos a todos por isso, também sem esquecer agradecer a todos os irmãos que adotaram jovens para irem nesse retiro e ver assim vidas transformadas na igreja.”

Alguns comentários de jovens que participaram do retiro:

"Deus é perfeito em tudo o que faz! Só podemos retribuir fazendo o nosso melhor por Ele... #QueromaisdeDeus!" Mariana Ferreira

"Inesquecível, já estou com saudades de todos vocês e parabéns a todos os organizadores do evento!" Thiago Nozuma

"Não via a hora de isso acontecer. É Só o começo!" Allyson Fazio

"Queroo maiis!! foi maravilhoso, q venha mais retiros espirituais!!!" Dalila Santos

"Maravilhoso trabalho espiritual realizado com os jovens...um pouco cansativo, mas se precisasse repetir...pode contar comigo." Sidnei Martins

“Muito bom...sem palavras para expressar esses dias que ficamos juntos...dias de bençãos." Erika Daniela

"JAMAIS ESQUECEREMOS DESSES DIAS DE BENÇÃOS NESSE RETIRO. GLORIAS A DEUS POR TUDO.TE AMO JESUS." Maria (irmã fia)

"Passando para agradecer a todos os líderes, monitores, pela organização e comunhão entre todos, foi magnífico este Retiro! Muito bem organizado e com muita ordem e disciplina, obrigado a todos pela oportunidade de estar em comunhão, da amizade de cada um, amo todos vocês! Deus é Fiel!!! Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união." Cleber Melo

"Muitoooooo bommm. Gostei muito. Eu gostei muito das dinâmicas apesar que é meio dificil ficar sem falar...Kkkk... Mas foi bom... Foi legal fazer grupos e separar mais as pessoas que se conhecem para conhecer outras." Paula R. Silva

O próximo trabalho dos jovens será o Lual que acontecerá no dia 29 de Março as 19h30. Segundo os líderes, os jovens terão um momento pós-retiro que serão exibidos vídeos, fotos e alguns comentários dos retirantes e também dos jovens que não foram.

Rogério Sobral
Renato Alves
Rogério Luiz